Clínica da Pele Menu

Dermatologia e Estética

A Dermatologia cuida somente da aparência da pele ou uma avaliação por um profissional dessa área pode detectar outros problemas?

A Dermatologia trata da pele como um todo e, ao analisá-la, podemos detectar doenças orgânicas. A pele tanto pode ser o primeiro órgão a ser atingido por uma patologia, como pode ser um órgão secundário a sofrer os reflexos de uma disfunção "interna".

Por isso, a Dermatologia não aborda somente as questões estéticas ou problemas "superficiais" que o paciente possa apresentar. Vale ressaltar que um médico especialista em Dermatologia também pode identificar o dano do sol e outras fotoexposições, podendo até mesmo detectar doenças ocupacionais no paciente.

Portanto, a Dermatologia é de uma abrangência significante, porque trata de doenças da pele propriamente dita, do envelhecimento da mesma e também identifica, quando possível, as doenças extra-cutâneas.

 

Como é feita a Avaliação no consultório de Dermatologia?

A dermatologia é uma das poucas áreas médicas que dependem muito da lesão, ou seja, do que está sendo visto. A história do surgimento da mesma é muito relevante. Em muitos casos, a biópsia é imprescindível para a ajuda do diagnóstico. E, em casos distintos, se faz necessária a solicitação de exames laboratoriais. Uma consulta com exame dermatológico completo, realizado uma vez por ano, é uma forma de prevenção do câncer de pele.

 

Quando é preciso procurar um médico especialista em Dermatologia?

Sempre que há uma lesão de pele!

Hoje em dia, o dermatologista é muito procurado para evitar e/ou tratar o envelhecimento da pele - que é algo muito importante também, haja vista que hoje existem várias tecnologias que ajudam nesse tipo de tratamento. Então, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode e deve procurar o especialista em Dermatologia. Seja porque tem uma lesão de pele, seja porque quer cuidar preventivamente ou tratar um dano já existente.

 

 

  • Clínica da Pele