Clínica da Pele Menu

Termoterapia

É O QUE É A TERMOTERAPIA?

É uma técnica utilizada nos tratamentos corporais para a redução da gordura localizada em razão do aumento da absorção dos princípios ativos dos produtos favorecendo a modelação corporal. São utilizados cosméticos cujos princípios ativos são termoativos, ou seja, melhoram as funções quando utilizado com calor.

Quando aplicamos o calor, ocorre, no local da aplicação, uma ativação do metabolismo celular com aumento do consumo de oxigênio pelos tecidos, melhorando a nutrição tecidual. Observamos, ainda, modificações na permeabilidade da membrana celular, aumento da síntese proteica e da atividade enzimática. A hiperemia também proporciona um aumento no transporte de elementos de defesa como anticorpos, leucócitos, gamaglobulinas o que traz um importante efeito anti-inflamatório local. Sobre as terminações nervosas o calor provoca aumento do limiar da dor causando analgesia e nos receptores musculares causa o relaxamento, auxiliando nos quadros de tensão e estresse. Notamos, ainda, que surge um aumento da diurese e da sudorese, efeitos importantes sob o ponto de vista desintoxicante.

QUAIS OS RESULTADOS DA TERMOTERAPIA?

• Relaxamento muscular e de outras estruturas superficiais;
• Vasodilatação cutânea;
• Aumento do fluxo sanguíneo superficial;
• Aumento da permeabilidade capilar superficial;
• Aumento da sudorese;
• Aumento de leucócitos por meio da parede dos vasos.

O PROCEDIMENTO É INDICADO PRA MIM?

O calor só pode ser utilizado em pacientes com grande quantidade de gordura localizada ou em obesas, pois em pessoas com pouca gordura, há um superaquecimento da região por não ter uma grande camada de tecido para penetrar. Então, ocorre uma elevação da temperatura acima do permitido, o que causa desnaturação proteica, ou seja, as proteínas da pele (colágeno e elastina) degradam-se, causando flacidez tissular. Neste caso, o custo é maior do que o benefício, pois temos outras técnicas eficientes para depósitos localizados menores.

Outras dúvidas marque uma consulta com seu médico.

Fonte: Portal educação; acessado em 17/02/2017.

• Termoterapia